domingo, 6 de maio de 2012

Por que Bereanos?

Algumas pessoas perguntam o porque da escolha do nome Bereanos e/ou qual o seu significado?

Para reponder a estas constantes perguntas, segue abaixo uma breve explicação.

Depois de ter lido alguns dos relatos bíblicos sobre as viagens missionárias do apostolo Paulo no livro de Atos, nossa atenção foi despertada para a viagem de Paulo a cidade chamada Beréia. Nesta cidade Paulo conheceu um grupo especial de pessoas, que fizeram por merecer a admiração e o elogio do grande apostolo.

 Diz o texto:
E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim12 Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia, foram lá excitar e perturbar o povo. 14 Então, os irmãos promoveram, sem detença, a partida de Paulo para os lados do mar. Porém Silas e Timóteo continuaram ali”.   Atos 17:10-14.
Analisando o relato, entendemos que havia uma nobreza maior nos Bereanos, porque buscavam a verdade dos fatos a luz dos escritos sagrados de sua época. Parte do povo de Beréia, os Bereanos, faziam uma análise maior de tudo o que lhes era dito como verdade, tendo as Escrituras Sagradas de sua época como fonte das verdades essencias a savalção e como base de comparação “para ver se as coisas que eram ditas, eram de fato, verdades, de acordo com as escrituras.”.
Esta atitude Bereana não condiz com o procedimento da maioria dos cristãos, já que, a maior parte dos cristãos nominais, vem aceitando tudo o que se diz como verdade em suas congregações e/ou denominações, sem se preocuparem se o que esta sendo dito ou se o que foi dito, é de fato uma verdade. Infelizmente a maior parte dos cristãos não examinam e não buscam os fundamentos das supostas verdades que lhes são transmitidas e pioraram a situação, ignorando completamente o conselho do apostolo Paulo que diz a todo cristão em particular.
"julgai todas as coisas, retende o que é bom;" 1 Ts 5:21
Ninguém pode fazer qualquer tipo de julgamento sem analisar, sem refletir, sem pensar e sem antes buscar toda verdade sobre o caso em juízo.
Tem pessoas que gostam de ler a bíblia, outras a examinam.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39
É triste perceber que a maioria dos cristãos nominais e denominacionais não pensam por si mesmos, não analisam nada, não buscam a verdade dos fatos, simplesmente acatam o pensamento dos lideres ou pastores de suas denominações, tornando-se escravos do pensamento alheio e da vontade dos homens.
Analisando o relato bíblico sobre os Bereanos e comparando-o com nossa própria experiência, decidimos adotar e utilisar este nome “BEREANOS”. O nome é apenas um título provisório, que representa nosso espírito de investigação da verdade. Decidimos adotar provisóriamente este nome, até que, o próprio Cristo nos de um novo nome conforme a promessa descrita no livro da Revelação. (Ver Apoc. 2:17 e 3:12).
BEREANOS é um nome que se ajusta muito bem às experiências vividas por vários cristãos contemporâneos e que á exemplo dos literais Bereanos apostólicos, tem ouvido muitas coisas ditas supostamente como verdades, mas, só aceitando-as depois de muito bem analisadas e averiguadas, pois, se comparadas com as Escrituras, muitas destas supostas verdades são como palhas lançadas ao vento.
Graças a Deus, muitas pessoas são libertadas e protegidas dos enganos e das mentiras de satanás, quando costumam imitar o exemplo dos Bereanos. E se não fosse por Deus e pela atitude de muitos Bereanos, o mundo todo estaria ainda preso ao pai da mentira.
Quando surgem erros e são ensinados como verdade bíblica, os que têm ligação com Cristo não confiarão no que diz um líder deste tipo, mas, à semelhança dos nobres bereanos, examinarão as Escrituras todos os dias para ver se essas coisas são de fato assimQuando eles descobrem qual é a recomendação do Senhor, colocam-se ao lado da verdade. Ouvem a voz do verdadeiro Pastor dizendo: "Este é o caminho; andai nele”. Isa. 30:21.

Um comentário:

  1. Gostei muito de saber que voce esta com o Blog pessoal. é isso ai por uma
    fe limpa e pura para proclamar o ano aceitavel do senhor. Que esse espaço
    venha trazer de volta o reino de Deus nos coraçoes de muitos que vivem sem
    esperança na casa que muitos visitam e chamam Igreja. Soli Deo Glori.

    Cristiano

    ResponderExcluir